Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Governo autoriza importação de clínquer para estabilizar produção e mercado de cimento

O Governo autorizou a importação de 150 mil toneladas de clínquer para abastecer as fábricas de cimento do País. A operação ocorrerá nos meses de Fevereiro, Abril e Julho, com o objectivo de melhorar a oferta de cimento ao mercado nacional.

No encontro realizado no Pólo de Desenvolvimento Industrial de Viana, o presidente da Associação das Cimenteiras de Angola, Manuel Pacavira Júnior, destacou que o défice interno é agravado pela paralisação da cimenteira CIF, cuja reactivação está prevista para Junho ou Julho. Manuel Júnior também sugeriu facilitar o acesso das empresas às divisas e a abertura de cartas de crédito junto aos bancos.

As cimenteiras propuseram a criação de um stock de emergência para suprir a procura em momentos de interrupção na produção.

Manuel Pacavira afirmou que a paralisação da fábrica CIF tem causado dificuldades por mais de um ano, mas acredita que as medidas em curso podem ajudar na recuperação do mercado. Relacionou ainda o aumento dos preços à escassez de matéria-prima e à redução da oferta, afirmando que, com a normalização da produção, o mercado deve se estabilizar.

De 2018 a 2023, a capacidade instalada da indústria cimenteira em Angola foi de 8,46 milhões de toneladas por ano. Entretanto, a comercialização anual está entre 2,3 e 2,6 milhões de toneladas, com a utilização média de 27% a 31%.

Nos últimos três anos, cinco empresas do sector (CIF, Cimangola, FCKS, Cimenfort e Sécil Lobito) investiram 45,5 milhões de dólares e 8,9 milhões de euros em peças, matéria-prima e equipamentos para manutenção.

A Cimangola produz clínquer com capacidade de 4 500 toneladas por dia e utiliza 3 825 toneladas por dia para produzir 4 000 toneladas diárias de cimento. Apenas a Nova Cimangola II, no Sequele, e a FCKS, no Sumbe, produzem clínquer. Das seis empresas cimenteiras, duas produzem clínquer e cinco produzem cimento.

A CIF é responsável por 41% da oferta interna de cimento, com 3,6 milhões de toneladas anuais. A Nova Cimangola segue com 1,8 milhões de toneladas, enquanto Cimenfort e FCKS produzem 1,4 milhões cada. A Sécil Lobito tem capacidade de 260 mil toneladas anuais, representando 7% da produção total.

Relacionadas

Ministros da SADC reúnem-se em Benguela para discutir a estrutura

Os membros do Comité dos Ministros da Comunidade para o

Executivo retira Unicargas do Programa de Privatizações para 2023-2026

O Executivo decidiu recentemente retirar a Unicargas, empresa transportadora de

BNA estabelece limites de crédito e depósitos para instituições de

O Banco Nacional de Angola (BNA) definiu limites operacionais para