Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Governo disponibiliza 5,5 biliões kz para projectos de investimento público

Governo disponibiliza 5,5 biliões kz para projectos de investimento público

O Governo de Angola anunciou a alocação de 5,5 biliões kz para apoiar projectos de investimento público em 2025, com o objectivo de reduzir as importações e fortalecer a produção nacional, especialmente no sector da construção, informou o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano durante o encontro com associações da indústria de construção.

O valor, disse o governante, será utilizado no âmbito do Programa de Investimentos Públicos 2025, que busca estimular o sector empresarial e aproveitar as capacidades produtivas locais.

Segundo Massano, a iniciativa visa reverter a dependência de importações, destacando que Angola gastou 1,5 mil milhões USD até Novembro de 2024 na compra de materiais de construção. A meta é reduzir a despesa ao incentivar a produção interna, fortalecendo a economia e gerando mais empregos.

O sector da construção, que cresceu 8% até o terceiro trimestre de 2024 e representa 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB), foi apontado como estratégico. O ministro incentivou as associações de industriais de materiais de construção a aumentar a produtividade e aproveitar melhor a capacidade instalada no País.

Carlos dos Santos, ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, reforçou a relevância do sector para viabilizar projectos como o programa de auto-construção dirigida e diminuir os custos dos materiais, enquanto Rui Miguêns de Oliveira, ministro da Indústria e Comércio, também participou no encontro para alinhar estratégias.

Antes da reunião, Lima Massano visitou as instalações da Ferpinta Angola e da Extrulider, destacando a importância das empresas para o fortalecimento da produção local. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo com o desenvolvimento económico sustentável e a criação de condições favoráveis para o sector empresarial.

Relacionadas

Ministros da SADC reúnem-se em Benguela para discutir a estrutura

Os membros do Comité dos Ministros da Comunidade para o

Executivo retira Unicargas do Programa de Privatizações para 2023-2026

O Executivo decidiu recentemente retirar a Unicargas, empresa transportadora de

BNA estabelece limites de crédito e depósitos para instituições de

O Banco Nacional de Angola (BNA) definiu limites operacionais para