O Índice de Produção Industrial (IPI) alcançou 100,4 pontos no terceiro trimestre de 2024, o que mostra o crescimento de 3,3% quando comparado ao trimestre anterior, soube o Mercado segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
O resultado, segundo os dados, supera a variação de 1% registada no segundo trimestre, destacando a recuperação mais robusta no sector industrial.
A Indústria Extractiva, que cresceu 4,6%, muito acima dos 0,8% observados no trimestre anterior, impulsionou o desempenho.
Os dados divulgados indicam ainda que a Indústria Transformadora também apresentou expansão, com incremento de 5,3%, face aos 0,8% registados no segundo trimestre.
Na comparação anual, o IPI avançou 3,4%, representando desaceleração em relação ao crescimento de 2,7% registado no mesmo período do ano anterior.
Os dados reflectem ainda a dinâmica positiva no sector industrial, com a Indústria Extractiva e a Transformadora desempenhando papéis cruciais na recuperação da produção. O crescimento indica a retomada, que pode contribuir para impulsionar outros segmentos da economia.