Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Reservas Internacionais de Angola crescem 6,8% em 2024

Angola encerrou o ano de 2024 com Reservas Internacionais fixadas em 15,7 mil milhões USD, representando o aumento de 6,8% em relação ao início do ano, quando totalizavam 14,7 mil milhões USD, segundo a Evolução Diária das Reservas Internacionais divulgada pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

O crescimento superou o desempenho de 2023, que havia registado um incremento de apenas 0,5%. Nos últimos quatro meses do ano, as reservas apresentaram flutuações, atingindo mínimos de 14,3 mil milhões USD em 19 de Dezembro.

Apesar disso, fecharam o terceiro trimestre no mesmo patamar do início do ano e começaram a subir no quarto trimestre, alcançando 14,8 mil milhões USD em 1º de Outubro.

No final de Agosto, as reservas estavam em 14,7 mil milhões USD, o aumento de 356,1 milhões em comparação com o fim do primeiro semestre. O nível foi suficiente para garantir a cobertura de sete a oito meses de importações de bens e serviços, conforme anunciado pelo BNA.

As Reservas Internacionais terminaram Junho em 14,4 mil milhões USD, o que reflecte a queda de 1,3% em relação ao mesmo período de 2023 e de 2,08% em comparação ao início de 2024. Durante o primeiro semestre, as reservas oscilaram entre mínimos de 14,04 mil milhões, registados em Fevereiro, e máximos de 14,7 mil milhões no final de Março.

No fechamento do primeiro trimestre de 2024, as reservas internacionais líquidas garantiam uma cobertura de 7,6 meses de importações, com um saldo de 14,3 mil milhões USD. O valor representou o aumento em relação ao mesmo período de 2023, quando as reservas estavam pouco acima de 14 mil milhões USD, conforme dados das Estatísticas Externas do BNA.

Relacionadas

Ministros da SADC reúnem-se em Benguela para discutir a estrutura

Os membros do Comité dos Ministros da Comunidade para o

Executivo retira Unicargas do Programa de Privatizações para 2023-2026

O Executivo decidiu recentemente retirar a Unicargas, empresa transportadora de

BNA estabelece limites de crédito e depósitos para instituições de

O Banco Nacional de Angola (BNA) definiu limites operacionais para