Search
Close this search box.

Internacional

Taxa de inflação em Espanha sobe para 2,8% em Dezembro

Taxa de inflação em Espanha sobe para 2,8% em Dezembro

A taxa de inflação em Espanha subiu para 2,8% em Dezembro, um aumento de 0,4% em relação ao mesmo mês de 2023, resultado da alta nos preços dos combustíveis e do sector de lazer e cultura, informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol.

Segundo os dados do Índice de Preços no Consumidor (IPC), a inflação subjacente, que exclui alimentos frescos e energia, também registou alta, subindo para 2,6%.

Após atingir o mínimo de 1,5% em Setembro, a inflação geral mantém a trajectória ascendente há três meses consecutivos, revertendo a tendência de queda dos quatro meses anteriores.

Em contrapartida, a inflação subjacente tem se mantido estável entre 2,5% e 3% desde Abril, com excepção de duas quedas pontuais para 2,4% em Setembro e Novembro.

Em termos mensais, os preços ao consumidor aumentaram 0,4% em Dezembro, marcando o maior crescimento mensal para o período desde 2021. A taxa anual do IPCA, índice harmonizado, também subiu 0,4%, atingindo 2,8%, enquanto a variação mensal foi igualmente de 0,4%.

O Ministério da Economia espanhol destacou que tanto a inflação geral quanto a subjacente vêm apresentando redução ao longo de 2024, encerrando o ano com uma média de 2,8%, abaixo dos 3,6% registados em 2023. O Governo atribuiu a redução à eficácia das políticas económicas adoptadas, que têm promovido crescimento económico aliado à queda gradual da inflação.

Relacionadas

Trump nomeia novos conselheiros para Ciência e Tecnologia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou, hoje, Michael

Projecto de Concessões arrecada 380 milhões USD

O Projecto de Concessões, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes nos

Netflix atinge lucro de 1,87 mil milhões USD no quarto

A Netflix atingiu lucro de 1,87 mil milhões USD no