Mercado & Finanças

Preços do petróleo sobem após declarações de Trump sobre controle do Canal do Panamá

Petróleo regista alta após declarações de Trump sobre Canal do Panamá

Os preços do petróleo subiram nesta segunda-feira, influenciados por declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que sugeriu a possibilidade de os EUA assumirem o controle do Canal do Panamá.

Trump acusou o Panamá de aplicar taxas excessivas pelo uso do canal, afirmando que, caso o País não altere a administração, os Estados Unidos exigirão a entrega do controle do canal.

O Brent, referência para o mercado angolano, apresentou alta de 0,44%, cotado a 73,26 USD por barril. Nos Estados Unidos, o contrato de Janeiro do West Texas Intermediate (WTI) subiu 0,59%, atingindo 69,87 USD por barril.

Cerca de 2% do petróleo mundial atravessa o Canal do Panamá, uma importante rota comercial. O Panamá, por sua vez, rejeitou as alegações de Trump, classificando-as como infundadas e defendendo a política de taxas aplicadas.

As declarações ocorrem em meio a outras críticas de Trump, que recentemente ameaçou a União Europeia com tarifas adicionais caso o bloco não aumente a compra de petróleo e gás natural dos Estados Unidos.

Relacionadas

Banco Sol reforça presença internacional com nova relação de correspondência

O Banco Sol continua a reforçar a sua estratégia de

Angola presta homenagem a Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das

O falecimento de Manuel Domingos Augusto, esta sexta-feira em Luanda,

Manuel Domingos Augusto, antigo ministro das Relações Exteriores de Angola,

O antigo ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Domingos