O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 5,5% no terceiro trimestre de 2024 em termos homólogos, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Na comparação com o segundo trimestre de 2024, o PIB apresentou a variação positiva de 2,94%, considerando os ajustes sazonais.
De acordo com o INE, os sectores-chave, como a extracção e refino de petróleo, que contribuíram com 0,43 p.p. para o crescimento, seguidos pelo comércio, com 0,4 p.p. , pesca, com 0,3 p.p. , e a extracção de diamantes e outros minerais, que adicionaram 0,24 p.p. contribuíram para o desempenho do PIB.
A agropecuária também desempenhou o papel importante, registando o aumento de 4,3% no valor acrescentado bruto, em grande parte devido ao crescimento de 5,5% na produção agrícola, responsável por mais de 85% dos indicadores do sector.
A pesca destacou-se com o crescimento de 24,4%, atribuído à flexibilização do período de veda e à implementação do projecto-piloto de recolha de dados, que priorizou actividades como a pesca industrial, semi-industrial, artesanal e marítima, responsáveis por mais de 90% da actividade do sector.
No sector petrolífero, conforme indicam os dados, o crescimento de 3% no valor acrescentado bruto foi sustentado pela variação positiva de 2,2% na extracção de petróleo e de 14% na produção de gás natural liquefeito (LNG), actividades que representam mais de 90% do sector.
O INE afirmou ainda que os resultados contribuíram com 0,66 p.p. para a variação total do PIB no período.
No acumulado do trimestre, o PIB atingiu 21 040 mil milhões kz, sendo que 275 mil milhões correspondem a impostos líquidos de subsídios sobre produtos.
A distribuição dos valores agregados por sectores económicos, segundo os dados divulgados, incluiu a agropecuária com 2 394 mil milhões kz, a pesca com 1 220 mil milhões, a extracção e refino de petróleo com 6 167 mil milhões, a extracção de diamantes e minerais metálicos com 370 mil milhões, e a indústria transformadora com 1 816 mil milhões.
Outros sectores como electricidade e água, construção, comércio, transportes, telecomunicações, intermediação financeira, administração pública e serviços imobiliários, também apresentaram valores que reflectiram na contribuição diversificada para o crescimento económico.