Os preços do petróleo estão a caminhar, nesta sexta-feira, para a segunda perda semanal, com expectativa de encerrar a semana com a desvalorização de quase 3%.
O Brent, referência para o mercado angolano, recua 0,47%, sendo negociado a 72,54 USD por barril. O West Texas Intermediate (WTI), usado como referência nos EUA, regista queda de 0,49%, cotado a 69,04 USD por barril.
Ambos os índices caminham para encerrar o ano em território negativo, o que reflecte a redução da procura na China – maior importador global de petróleo – e preocupações com o aumento da produção, resultando no excedente de oferta.
O fortalecimento do dólar, impulsionado por previsões de cortes nas taxas de juros dos Estados Unidos para 2025, tem pressionado os preços da matéria-prima.
“O pessimismo em relação à política da Reserva Federal dos EUA pode repercutir nos preços do petróleo, aliado à força do dólar norte-americano”, avalia Yeap Jun Rong, estrategista de mercados da IG Asia.
Yeap Jun Rong destaca ainda que “a incerteza sobre a demanda global por petróleo continua sendo o grande desafio para a recuperação dos preços”.