Mara Quiosa nomeada vice-presidente do MPLA
Mara Quiosa, actual governadora da província do Kwanza Sul e ex-governadora de Cabinda, foi nomeada como a nova vice-presidente do MPLA, sucedendo a Luísa Damião no cargo.
Formada em Sociologia pela Universidade Agostinho Neto, com mestrado em Gestão e Administração Pública na mesma instituição, Mara Quiosa tem 44 anos e a trajectória marcada por posições de destaque.
Antes de liderar o governo provincial de Cabinda, a partir de Setembro de 2022, e posteriormente o do Kwanza Sul em 2024, ocupou cargos como administradora do distrito do Sambizanga e vice-presidente para a área Política, Social e de Assuntos Comunitários da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda.
A substituição de Luísa Damião foi confirmada no contexto do VIII Congresso Ordinário do MPLA, em que o presidente do partido, João Lourenço, destacou a necessidade de renovar o Bureau Político e o Secretariado para enfrentar os desafios futuros.
“O Comité Central irá se ajustar aos grandes desafios que temos pela frente, rejuvenescendo o partido e promovendo maior coesão, união e dinamismo”, afirmou João Lourenço.
A decisão foi explicada pelo porta-voz do MPLA, Esteves Hilário, como parte do processo natural de transição geracional.
“É como a corrida de estafeta. Quem começa deve passar o facho para a outra geração. O processo é natural e ocorre em partidos democráticos ao redor do mundo”, ressaltou.
Segundo fontes do partido, a mudança também reflecte a estratégia de rejuvenescimento liderada por João Lourenço, com foco na criação da nova dinâmica no MPLA.