O Banco Mundial e a Parceria Global para a Educação atribuíram o financiamento de 200 milhões USD designado à construção da Escola Superior Pedagógica do Bengo, soube o Mercado.
O projecto será desenvolvido na área de 60 hectares, no Bairro Caboxa, comuna das Mabubas, município do Dande.
Com as obras previstas para 2025, o Banco Mundial disponibilizou 150 milhões de USD e a Parceria Global para a Educação cedeu 50 milhões de USD.
O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Bengo, Edson da Cruz, que falava à imprensa, informou que as futuras instalações da Escola Superior Pedagógica vão potenciar a qualidade do ensino na região, a valorização do sistema educacional e a criação de novas oportunidade de emprego, desempenhando o papel fundamental no desenvolvimento socioeconómico das comunidades.
Edson da Cruz destacou ainda que a área escolhida para construção da infra-estrutura contribuirá para impulsionar o desenvolvimento regional, com o surgimento do pólo de ensino superior.
“A iniciativa visa oferecer condições de trabalho adequadas aos professores, estudantes e funcionários da instituição, que actualmente enfrentam dificuldades resultantes das instalações inadequadas”, referiu Edson da Cruz.
O Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (TEST) já tinha sido submetido à consulta pública.
A directora-geral da Escola Superior Pedagógica, Teresa da Costa, destacou na ocasião, que a falta de infra-estruturas adequada é o desafio comum a várias instituições de ensino superior no País, afirmou ainda que o Ministério do Ensino Superior pretende reverter a situação, dando prioridade a construção de novos edifícios nas regiões onde forem necessárias.
Teresa da Costa ressaltou que o processo de consulta pública é essencial para recolher opiniões que aceleram o início das obras, bem como analisar os impactos ambientais e sociais do projecto na comunidade.