A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou hoje a assinatura do acordo de longo prazo com a Lufthansa Technik para prestação de serviços técnicos especializados nos componentes das aeronaves Boeing 787.
Segundo o comunicado de imprensa a que o Mercado teve acesso, o contrato, com duração de 12 anos, prevê o suporte total de componentes (TCS) para os modelos Boeing 787-9 e 787-10, a partir da chegada do primeiro avião, programada para Fevereiro de 2025.
No documento refere também que a Lufthansa Technik também apoiará a TAAG no Programa de Inspeção de Produção de Aeronaves (APIP), que abrangerá tanto os novos Dreamliners quanto os Airbus A220, cuja frota começou a ser formada em Setembro de 2024.
Com o TCS, a TAAG terá acesso ao portfólio de peças sobressalentes da Lufthansa Technik, aumentando a disponibilidade de componentes e reduzindo custos operacionais.
De acordo com o comunicado, o contrato também cobre a manutenção de componentes, suporte AOG (Aircraft On Ground), além de logística e fornecimento de peças.
A colaboração entre as duas empresas visa maximizar a eficiência das operações técnicas da TAAG, garantindo a qualidade dos activos mais modernos da companhia antes mesmo da entrega das aeronaves.
Segundo Nelson de Oliveira, CEO da TAAG, a parceria fortalece a capacidade técnica da companhia no momento estratégico de modernização da frota.
“Com dois tipos de aeronaves modernas integrando a frota quase simultaneamente, estamos satisfeitos por contar com a reconhecida experiência em engenharia da Lufthansa Technik.
A colaboração nos permitirá iniciar as operações dos novos 787 e A220 de forma eficiente e confiável”, finalizou.
“Este é um dos maiores projectos de suporte técnico para aeronaves Dreamliner na África Subsaariana. Agradecemos à TAAG pela confiança depositada e estamos prontos para apoiar a operação contínua da nova frota”, afirmou o Vice-Presidente de Vendas Corporativas para a Europa, Médio Oriente e África da Lufthansa Technik Kai-Stefan Roepke.
A Lufthansa Technik é referência global em manutenção e serviços técnicos para aeronaves, e emprega mais de 24 000 profissionais em dezenas de Países.
A TAAG, líder no mercado de aviação em Angola, opera voos para 12 destinos domésticos e 11 internacionais, além de expandir os serviços de transporte de carga, essenciais para o desenvolvimento económico local.