A operadora de transportes MACON reforçou, com o financiamento de 5 mil milhões kz, as frotas destinadas às rotas interprovinciais com 50 novos autocarros, anunciou o presidente do Conselho de Administração (PCA) da MACON, Luís Máquina, durante a cerimónia de inauguração.
Segundo Luís Máquina, o financiamento tem como objectivo atender o segmento executivo e ampliar a oferta de serviços de transporte de qualidade.
Luís Máquina, destacou ainda que, desde 2019, a empresa tem intensificado os investimentos na expansão da frota, o que resultou na admissão de mais de 700 trabalhadores em diversas áreas.
Com a nova aquisição, a operadora planeia contratar ainda mais motoristas, consolidando a posição no mercado de transporte.
O representante do Ministério dos Transportes, Énio Costa, enfatizou o impacto positivo do financiamento e da aquisição dos novos autocarros para a melhoria da mobilidade no País, o que, segundo o representante, promove maior coesão territorial e fortalece a oferta de transporte interprovincial.
Énio Costa reforçou também o compromisso do Governo em apoiar iniciativas semelhantes para o desenvolvimento do sector.
Os autocarros adquiridos são destinados a conectar Luanda às outras 17 províncias do País, ampliando a frota para mais de 500 veículos, incluindo os mais de 250 que atendem o segmento executivo.
O investimento também reforça as operações internacionais da MACON, que abrangem rotas para a República Democrática do Congo e Namíbia.
Na ocasião, o vice-governador de Luanda para o sector económico, Jorge Mingués, apelou para que mais empresas invistam no transporte terrestre, especialmente na rede de transporte urbano.
“Luanda enfrenta a procura por transporte urbano e necessita de soluções que atendam à crescente procura”, finalizou.