Search
Close this search box.

Mercado & Finanças

Goldman Sachs e IFC firmam parceria com bancos africanos para apoiar mulheres empreendedoras no continente

O Goldman Sachs e a Corporação Financeira Internacional (IFC)

O Goldman Sachs e a Corporação Financeira Internacional (IFC) anunciaram recentemente, em Casablanca, Marrocos, a nova parceria com nove bancos africanos para apoiar a iniciativa “10 000 Mulheres”.

Lançado em 2008, o programa visa oferecer acesso a capital e capacitação para mulheres empreendedoras em todo o mundo. Desde a criação, mais de 200 000 mulheres de mais de 150 países foram beneficiadas.

A parceria envolverá nove instituições financeiras de vários Países africanos, comprometendo-se a promover a educação empresarial e as ferramentas de capacitação do programa, criando mais oportunidades para mulheres empreendedoras no continente.

As instituições participantes incluem Stanbic Bank Kenya, Ecobank Kenya, Ecobank Côte d’Ivoire, Equity Bank Group, Stanbic IBTC Nigeria, Banco Millennium Atlântico (Angola), Baobab Group, Zenith Bank e Orange Bank.

Charlotte Keenan, Diretora-Geral do Goldman Sachs, afirmou que “O programa 10 000 Mulheres teve impacto positivo até agora, mas sabemos que ainda há muito a ser feito. Estamos entusiasmados com a parceria com a IFC para acelerar o crescimento de empresas lideradas por mulheres e facilitar o acesso a empréstimos tradicionais para empresárias. O compromisso é fornecer as ferramentas e o capital necessários para apoiar o crescimento dos negócios das mulheres.”

A Directora Global de Género e Inclusão Económica da IFC, Nathalie Kouassi Akon, afirmou que “a expansão é o passo importante na promoção de oportunidades económicas para as mulheres na África, permitindo-lhes fortalecer as empresas e alcançar objectivos profissionais.”

A iniciativa complementa o Women Entrepreneurs Opportunity Facility (WEOF), criado em 2014 pela IFC e Goldman Sachs. O WEOF é a primeira plataforma global dedicada a ampliar o acesso ao capital para mulheres empreendedoras em mercados emergentes.

A IFC, membro do Grupo Banco Mundial, é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o sector privado em mercados emergentes, e opera em mais de 100 países e utilizando capital próprio para promover o crescimento económico sustentável.

Relacionadas

Trump nomeia novos conselheiros para Ciência e Tecnologia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nomeou, hoje, Michael

Projecto de Concessões arrecada 380 milhões USD

O Projecto de Concessões, desenvolvido pelo Ministério dos Transportes nos

Netflix atinge lucro de 1,87 mil milhões USD no quarto

A Netflix atingiu lucro de 1,87 mil milhões USD no