A multinacional DP World, sediada nos Emirados Árabes Unidos, anunciou recentemente, em Luanda, o investimento de 190 milhões USD na modernização do terminal portuário de Luanda.
Segundo o presidente da multinacional, Hamed Bin Sulayemd, o investimento incluirá a introdução das gruas Rubber Tyred Gantry (RTGs), inéditas em Angola, que visam aumentar a eficiência das operações e melhorar a logística portuária no País.
Durante o encontro com o Presidente da República, João Lourenço, nesta sexta-feira (10), Hamed Bin Sulayem, discutiu a ampliação dos negócios da empresa no País, incluindo projectos de logística, conectividade e construção de parques industriais.
De acordo com Sulayem, o Governo solicitou o plano detalhado para viabilizar as iniciativas, que será apresentado em breve.
A modernização do terminal de Luanda faz parte da concessão de 20 anos conquistada pela DP World para operar o porto, consolidando a posição como uma das principais fornecedoras globais de soluções logísticas e marítimas.
A empresa já opera 136 unidades de negócio em 61 países e está focada em expandir as operações em África.
Além do terminal da capital, a multinacional demonstrou interesse no desenvolvimento do Porto Caio, em Cabinda, e na facilitação do comércio transfronteiriço.
O presidente da DP World também destacou a importância do Corredor do Lobito como o eixo estratégico para a conectividade entre o Atlântico e o Índico.
A introdução das RTGs no terminal de Luanda marca a inovação tecnológica para o sector portuário angolano, alinhando-se ao compromisso da empresa em melhorar as operações logísticas e fomentar o comércio no País.