Banco Mundial anuncia financiamento de 100 mil milhões USD para países em necessidade
A Associação Internacional de Desenvolvimento (AID), vinculada ao Banco Mundial, anunciou recentemente o financiamento de 100 mil milhões USD para apoiar países em situação de vulnerabilidade económica, disse o porta-voz do Banco Mundial.
O anúncio feito ao término do processo de angariação de fundos que se estendeu por um ano, resultou em 23,7 mil milhões de USD, afirmou o porta-voz do Banco Mundial.
A iniciativa reflecte o aumento em relação aos 23,5 mil milhões USD prometidos pelos países doadores na última campanha de angariação de fundos, realizada há três anos.
O Banco Mundial pode recorrer aos fundos para obter empréstimos nos mercados financeiros, o que permite aumentar cerca de quatro vezes o valor e liberar aproximadamente 100 mil USD em novos empréstimos e subvenções, face aos 93 mil milhões USD registados em 2021.
Os EUA anunciaram, este ano, o financiamento histórico de 4 mil milhões de dólares à AID, enquanto outros países como Noruega e Espanha também aumentaram as contribuições financeiras.
Segundo o Banco Mundial, muitos dos 35 países que já foram beneficiários da ajuda da AID, como China, Turquia e Coreia do Sul, são agora “doadores generosos” do fundo.
Os fundos orientam-se a financiar projectos e programas que motivam o crescimento económico, reduzem a pobreza e melhoram a vida das populações pobres em vários domínios, como à educação, saúde e a adaptação às alterações climáticas.