O Banco Nacional de Angola (BNA) informou que, no dia 22 de Novembro, entrou em produção a terceira e última fase da modernização do Sistema de Pagamento em Tempo Real (SPTR) 24/7.
A nova implementação permitirá que os beneficiários de transferências realizadas em dias úteis e aos sábados, através dos sistemas de retalho – nomeadamente o Sistema de Débitos Diretos (SDD) e o Sistema de Transferências a Crédito (STC) – vejam os valores reflectidos nas contas bancárias no mesmo dia em que as operações forem efectuadas.
De acordo com o BNA, com a primeira fase do sistema, lançada em Outubro de 2022, as transferências e pagamentos realizados com o Cartão de Débito Multicaixa passaram a ser reflectidos nas contas bancárias no dia seguinte à realização.
Desde Janeiro deste ano, o sistema já permitiu que as transferências bancárias efectuadas nas sextas-feiras e nas manhãs de sábado, tanto nos balcões como nos canais de atendimento remoto (Mobile e Internet Banking), sejam reflectidas nas contas de destino aos sábados, resultado da introdução da segunda fase do SPTR 24/7.
Na nota divulgada, o BNA reafirma o compromisso com a inovação contínua do Sistema de Pagamentos de Angola, com foco na segurança e eficiência, agora que a implementação do ambiente 24/7 no SPTR está concluída.
A medida resulta da colaboração entre o BNA, a Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) e os Bancos Comerciais, tendo como objecvtivo aumentar a credibilidade, eficácia e conveniência dos pagamentos, especialmente na disponibilização de fundos nas contas dos beneficiários aos sábados, domingos e feriados.