A Comissão Económica do Conselho de Ministros, reunida nesta quinta-feira (5) em Luanda, destacou durante a quinta Reunião Ordinária, o aumento do emprego formal no mercado doméstico.
A Comissão, presidida pelo Presidente da República, João Lourenço, afirmou que o dinamismo do sector privado que desempenha o papel central na geração de postos de trabalho tem impulsionado o crescimento no emprego formal.
A constatação reforça a importância das iniciativas económicas do sector privado no fortalecimento do mercado laboral e no desenvolvimento sustentável do País, consolidando oportunidades de emprego e renda para os angolanos.
Entre outros temas discutidos, destacaram-se propostas dos ministérios das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação; Agricultura e Florestas; e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social.
Foi aprovado o Plano de Instalação de Postos de Portagem, que contempla novas unidades nas fronteiras e nos eixos estruturantes das estradas nacionais, além do Plano de Pesagem de Veículos Pesados, para reforçar a segurança e manutenção das infra-estruturas rodoviárias.
Outro destaque foi a aprovação do projecto de construção das agrovilas, assentamentos planeados no meio rural que têm como objectivo melhorar as condições de habitação, estimular a produção agropecuária, criar empregos, gerar renda, reduzir a pobreza e conter o êxodo rural.