De Janeiro a Outubro, a Delegação Aduaneira da Lunda-Norte arrecadou 300 milhões de kwanzas em impostos nas fronteiras de Tchicolondo, Tchissanda, Itanda e Furi III, conforme informou o chefe da instituição no Dundo.
Hermenegildo Miguel, durante a inauguração da Delegação Aduaneira do Dundo, disse que a fronteira de Tchicolondo é uma das mais rentáveis da província, seguida pelas de Tchissanda, Itanda e Furi III.
No entanto, expressou preocupação com a queda na arrecadação de impostos em Tchicolondo, devido ao mau estado da via de acesso, que reduziu as receitas de mais de oito milhões de kwanzas mensais para menos de quatro milhões.
Dentre os impostos arrecadados, o imposto de exportação de bens é o que se destaca, devido à variedade de produtos que seguem para a República Democrática do Congo (RDC). Em relação à literacia fiscal, Hermenegildo Miguel destacou a importância de intensificar a informação aos contribuintes sobre as questões aduaneiras.
Em relação à infraestrutura, foi inaugurada a nova delegação, com orçamento de 200 milhões kz, que visa melhorar as condições de trabalho e atendimento para os utentes e funcionários.
O vice-governador para o Sector Político, Frederico Inungo Barroso, reafirmou o compromisso do Governo da Lunda-Norte em melhorar as condições das instituições para garantir mais conforto aos cidadãos.