A Fábrica de descasque de café comercial IMOMUCUA, na Gabela, província do Cuanza Sul, prevê processar mais de 120 toneladas por mês, a partir de Dezembro de 2024, informou Filipe Santos, responsável do projecto, em declarações recentes à imprensa.
O projecto fabril, avaliado em pelo menos 1,5 milhão USD, disse, está a 90% da execução física, garantindo que vai transformar o café produzido no município de Amboim, nas várias fases da cadeia de valor, a partir de 2025.
A unidade fabril, que entra em funcionamento no fim do ano, segundo Filipe Santos, vai criar 12 postos de trabalhos directos e centenas de indirectos a fim de reforçar a produtividade cafeícola na província do Cuanza Sul, assim como alavancar a quantidade de café comercial.
Filipe Santos disse ser importante que o Executivo continue a ter políticas de incentivos à produção do café nos locais onde a qualidade motivou a implantação de projectos cafeícolas no município de Amboim.
O processamento do café, sem perder de vista a cadeia de valor, é a aposta dos empresários do sector naquela região, própria para implantação de projectos do género.
“E nestas regiões onde nós tiramos o café robusta Amboim. Será este o processo que vai abastecer a unidade que pode estar concluída ainda no final deste ano, altura em que serão feitos os ensaios de processamento do café comercial”, disse Filipe Santos.