Negócios

Angola Capital Partners nomeia Adolosi Gomes para liderar investimentos privados

A Angola Capital Partners (ACP), plataforma de investimento em capital privado detida conjuntamente pela instituição norueguesa Norfund e pelo Banco BAI, nomeou Adolosi Gomes para o cargo de presidente da Comissão Executiva (CEO), numa decisão que reforça a aposta numa liderança angolana e na continuidade da estratégia de desenvolvimento do sector empresarial privado do país.

Adolosi Gomes sucede a Tiago Laranjeiro, que liderou a sociedade até à presente data e se mantém na estrutura como administrador, assegurando o acompanhamento do processo de transição e a continuidade institucional.

A nomeação concretiza uma intenção assumida desde a criação da ACP, em 2008, de promover a transferência de conhecimento e preparar uma liderança angolana, preservando a experiência acumulada ao longo dos anos.

Desde a sua constituição, a plataforma mobilizou mais de 85 milhões de dólares norte-americanos, canalizados para empresas angolanas de diferentes sectores de actividade. Entre os investimentos realizados destacam-se a Fazenda Girassol, a Orey Africa e a Angola Environmental Services.

Com mais de oito anos de experiência na ACP, Adolosi Gomes esteve directamente envolvido na gestão dos fundos FIPA e FIPA II, trabalhando nas estruturas da sociedade no Luxemburgo e em Angola. Antes de integrar a plataforma, desempenhou funções de consultor sénior na Deloitte.

Na sua primeira declaração como CEO, Adolosi Gomes considerou a nomeação uma honra e um desafio, sublinhando que a prioridade será continuar a apoiar empresas angolanas através de capital de longo prazo e atrair novos investidores, nacionais e internacionais, para impulsionar o desenvolvimento do sector privado.

O responsável destacou ainda o apoio dos accionistas e agradeceu a Tiago Laranjeiro pela liderança e colaboração ao longo do seu percurso à frente da sociedade.

Por sua vez, Paal Raaum, presidente do Conselho de Administração da ACP, afirmou que a nomeação resulta de um processo de sucessão cuidadosamente planeado e reflecte a confiança do órgão de administração na equipa da instituição. O responsável manifestou igualmente o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por Tiago Laranjeiro e a expectativa de trabalhar com Adolosi Gomes na nova etapa da plataforma.

A mudança na liderança da ACP assinala, assim, uma nova fase para uma instituição que tem procurado mobilizar capital para empresas angolanas, contribuindo para o fortalecimento do tecido empresarial e para a atracção de investimento privado de longo prazo.

Relacionadas

Requiem ao Embaixador Pascoal Luvualu

Recordação no 95.º aniversário natalício do primeiro angolano na história

Galp faz 20 anos em bolsa com Angola como accionista

A petrolífera portuguesa estreou-se na bolsa de Lisboa a 23

Angola Capital Partners nomeia Adolosi Gomes para liderar investimentos privados

A Angola Capital Partners (ACP), plataforma de investimento em capital