A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a ExxonMobil e os parceiros do Bloco 15 anunciaram uma nova descoberta de petróleo ao largo da costa de Luanda, a 20.ª realizada naquele bloco ao longo dos últimos 30 anos.
De acordo com um comunicado da ANPG, o poço exploratório Vicango Este-01 foi perfurado a cerca de 370 quilómetros a noroeste da costa de Luanda, a uma profundidade de 940 metros, pela plataforma Valaris DS-9.
Os trabalhos de exploração confirmaram a presença de hidrocarbonetos, naquela que é a 20.ª descoberta efectuada no Bloco 15 nas últimas três décadas e a terceira registada nos últimos quatro anos.
O presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, considera que a descoberta resulta, em parte, das medidas adoptadas pelo Estado angolano para reforçar a atractividade do sector petrolífero e estimular o investimento.
“A descoberta é em parte fruto do ajustamento do quadro legal e dos incentivos que o Estado angolano tem atribuído aos investidores”, afirmou Paulino Jerónimo, citado no comunicado.
Por sua vez, o presidente da ExxonMobil Angola, Brian Unietes, destacou a importância da nova descoberta para a continuidade da actividade petrolífera em águas profundas.
“Após mais de 23 anos de produção bem-sucedida no Bloco 15, esta descoberta demonstra o potencial contínuo dos recursos ‘offshore’ de Angola”, afirmou, acrescentando que o resultado reflecte o compromisso da companhia com a exploração e o desenvolvimento do país.
Segundo a ANPG, o Bloco 15 já permitiu produzir mais de 2,7 mil milhões de barris de petróleo ao longo dos últimos 30 anos, contribuindo para gerar um valor considerado significativo para as diferentes partes envolvidas.
A Esso Exploration Angola Limited, subsidiária da ExxonMobil, é a operadora do Bloco 15, com uma participação de 36%.
A estrutura accionista integra ainda a Azule Angola Limited, com 24%, a Azule Angola BV, com 18%, a Equinor Angola, com 12%, e a Sonangol E&P, com 10%.
A ANPG é a concessionária do Bloco 15.