Mercados Financeiros

Investimento privado marca primeiro dia do Fórum de Investimento Angola-Reino Unido

O primeiro dia do UK-Angola Trade & Investment Forum, em Londres, trouxe uma mensagem clara sobre o papel central do investimento privado para a diversificação da economia angolana, a geração de emprego e o aumento das exportações.

Na abertura dos trabalhos, esteve em destaque a participação da ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, oradora principal da sessão inaugural do evento, num “Fireside Chat” moderado por Luís Teles, presidente da Comissão Executiva do Standard Bank Angola, no qual a governante abordou as perspectivas macroeconómicas do país, as reformas em curso, a consolidação fiscal, a estratégia cambial e o rating soberano. A ministra centrou a sua intervenção na credibilidade de Angola enquanto destino de investimento e na atracção de capital internacional, tendo destacado ainda a carteira de oportunidades disponível no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV), o desenvolvimento do mercado de capitais e as perspectivas de financiamento soberano do país.

O fórum prosseguiu com painéis dedicados à gestão da dívida a médio prazo, à diversificação de fontes de financiamento e à mitigação de risco, além de debates centrados na carteira de activos e no calendário do PROPRIV, bem como no desenvolvimento do mercado de capitais angolano. A agenda incluiu ainda reuniões bilaterais com lideranças de instituições financeiras internacionais, destinadas a explorar oportunidades de cooperação em infraestruturas e novas alternativas de financiamento para o país.

Em paralelo, as equipas da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) e da Comissão do Mercado de Capitais (CMC) reuniram-se com o London Stock Exchange Group, com o objectivo de impulsionar a capacitação técnica das instituições angolanas e preparar futuras operações conjuntas entre os dois mercados.

Também presente em Londres nesta agenda esteve a gestora de activos Ohuasi Investment, única representante do mercado de capitais nacional a liderar um painel no fórum, subordinado ao tema “Angola como oportunidade financeira para investidores internacionais”, no qual apresentou o potencial de crescimento do mercado angolano e soluções de investimento dirigidas, entre outros, a empresas britânicas já estabelecidas no país.

Na abertura do fórum, Calvin Bailey, enviado de comércio do primeiro-ministro britânico para a África Austral e deputado, sublinhou que “Angola é uma terra de oportunidades e colaboração”, acrescentando que a missão comercial e o fórum de negócios demonstram o compromisso do governo britânico em fortalecer as parcerias económicas com Angola. Do lado angolano, o ministro do Planeamento destacou o Reino Unido como “um parceiro natural para o desenvolvimento de Angola”, sublinhando a presença britânica nos sectores da energia, banca, consultoria e educação, com destaque para o papel das bolsas Chevening na formação de quadros angolanos.

Entre os temas que marcaram os debates do primeiro dia esteve ainda o potencial do Corredor do Lobito, apontado pelos participantes como um veículo capaz de impulsionar a transformação da região da África Austral em áreas como os recursos minerais, as infraestruturas, o comércio, a agricultura, a criação de emprego, a capacitação de recursos humanos, o turismo e as finanças, reforçando o papel do corredor na visão estratégica de desenvolvimento nacional de Angola.

O segundo dia do fórum, esta quarta-feira, será dedicado ao financiamento de infraestruturas estratégicas, à promoção das exportações e à realização de encontros directos de negócios, reforçando o compromisso de Angola com a atracção de capital de longo prazo e com a consolidação de parcerias transparentes, sustentáveis e duradouras com o mercado britânico.

Relacionadas

Navio chinês inaugura rota árctica para a Europa, mas dúvidas

O primeiro navio de carga chinês a viajar pela Rota

Grandes petrolíferas mantêm cautela perante nova aposta de Trump no

As grandes petrolíferas internacionais funcionam, há muito, como verdadeiras empresas

Investimento privado marca primeiro dia do Fórum de Investimento Angola-Reino

O primeiro dia do UK-Angola Trade & Investment Forum, em