O angolano Fernando Romero foi distinguido com o PMI® Eric Jenett Person of the Year Award 2026, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos pelo Project Management Institute (PMI) a profissionais que se destacam pela liderança, contribuição técnica e impacto na área da gestão de projectos.
A distinção ganha particular relevância por Fernando Romero ser, segundo o PMI Angola Chapter, o primeiro africano a receber este prémio. O reconhecimento coloca Angola e o continente africano em destaque numa das principais organizações internacionais ligadas à gestão de projectos.
A escolha de Romero está relacionada com o trabalho desenvolvido ao longo da sua trajectória no PMI, nomeadamente na liderança do PMI Angola Chapter e, actualmente, como líder do PMOGA Sub-Saharan Africa Hub. O PMI destaca a sua contribuição para transformar o capítulo angolano numa das comunidades de gestão de projectos mais activas de África.
De acordo com o PMI, durante esse percurso foram realizados mais de 300 workshops, 250 eventos e 90 projectos comunitários, alcançando mais de 10.000 pessoas através de iniciativas de desenvolvimento profissional. O trabalho desenvolvido também contribuiu para apoiar a educação de mais de 280 crianças vulneráveis e para fazer crescer a Conferência do PMI Angola de cerca de 600 participantes, em 2022, para mais de 6.300 em 2024.
Para Fernando Romero, o prémio representa mais do que uma conquista individual. Numa mensagem publicada após o anúncio na sua página da rede social LinkedIn considerou a distinção “um reconhecimento para África e para todos os profissionais, voluntários, líderes e comunidades que trabalham para transformar ideias em impacto concreto. Ser o primeiro africano a receber esta distinção é uma honra, mas também uma responsabilidade”, afirmou Romero, dedicando o reconhecimento à comunidade africana que tem participado nos projectos desenvolvidos ao longo da sua trajectória.
A distinção será celebrada no PMI Global Summit 2026, que decorrerá em Detroit, nos Estados Unidos, de 21 a 24 de Outubro, onde Romero deverá participar enquanto laureado.