Ministro Téte António reuniu-se António Guterres, em Nova Iorque, à margem de Debate Aberto do Conselho de Segurança, e assinou o Livro de Honra do secretário-geral da ONU.
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, reuniram-se esta semana em Nova Iorque para fazer um balanço da cooperação entre Angola e a ONU, reiterando o compromisso de reforçar a parceria em áreas de interesse comum.
O encontro entre os dois responsáveis decorreu à margem da participação do ministro Téte António no Debate Aberto do Conselho de Segurança das Nações Unidas, segundo nota de imprensa do Ministério das Relações Exteriores (MIREX).
A conversa incidiu igualmente sobre temas prioritários da agenda das Nações Unidas, com destaque para os desafios à paz e segurança internacionais, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do multilateralismo — questões que têm marcado a agenda do Conselho de Segurança ao longo deste mês, presidido pela República Democrática do Congo.
No final do encontro, Téte António procedeu à assinatura do Livro de Honra do secretário-geral das Nações Unidas, acto que assinalou a importância da visita e simbolizou o compromisso de Angola com o fortalecimento da cooperação e da parceria estratégica com a organização.
Reunião com secretária-geral adjunta sobre Agenda 2030
Posteriormente, o chefe da diplomacia angolana reuniu-se com a secretária-geral adjunta das Nações Unidas, Amina J. Mohammed, com quem analisou questões relacionadas com a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
As duas partes passaram em revista os progressos alcançados e os desafios que persistem no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo sublinhado a importância da intensificação da cooperação internacional para acelerar a concretização das metas estabelecidas.
Os encontros reafirmaram o compromisso de Angola em continuar a trabalhar em estreita colaboração com as Nações Unidas na promoção da paz, do desenvolvimento sustentável e da cooperação multilateral, em consonância com os princípios da Carta das Nações Unidas.
A deslocação de Téte António a Nova Iorque surge num momento particularmente relevante para a diplomacia multilateral, com o Conselho de Segurança da ONU em processo de escolha do próximo secretário-geral da organização, que deverá suceder a António Guterres no final do seu mandato, em 2026.