Aguiar-Branco destaca “nível muito bom” das relações parlamentares entre Portugal e Angola, à margem da XV Sessão Intercalar da AP-CPLP.
O Presidente da República de Angola, João Lourenço, recebeu esta quinta-feira, em audiência privada, o presidente da Assembleia da República portuguesa, José Pedro Aguiar-Branco, que se encontra em Luanda no âmbito da XV Sessão Intercalar da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP).
Em declarações à imprensa, no final do encontro, Aguiar-Branco destacou “o nível muito bom” das relações parlamentares entre Portugal e Angola.
O presidente do parlamento português explicou que o encontro serviu para uma troca de impressões sobre política internacional, nomeadamente sobre a necessidade de maior harmonia e articulação na resolução dos vários conflitos que se registam actualmente. “Por outro lado, nas relações entre Portugal e Angola também [houve] uma breve troca de impressões sobre o estado e aquilo que são as acções que entre os nossos países irmãos vão acontecendo”, referiu.
Aguiar-Branco frisou ainda que abordou com o Chefe de Estado angolano a situação interna de Portugal, o momento político actual e as perspectivas para o futuro próximo.
“Foi uma reunião com muito detalhe, com uma grande confiança na troca de impressões e, mais uma vez, a mostrar que as relações entre Portugal e Angola, nomeadamente em termos parlamentares, pautam num nível muito bom”, realçou o presidente da Assembleia da República portuguesa.
Chefe de Estado angolano recebeu líderes dos parlamentos da CPLP
João Lourenço recebeu, na manhã desta quinta-feira, os responsáveis dos parlamentos da CPLP presentes em Luanda para a sessão intercalar da AP-CPLP, tendo Aguiar-Branco sido, em seguida, recebido em audiência privada pelo Presidente angolano.
O encontro insere-se na XV Sessão Intercalar da AP-CPLP, que decorre em Luanda sob o lema “Luanda, Capital do Diálogo Parlamentar para uma CPLP mais Democrática, Segura e Resiliente”, reunindo representantes dos parlamentos dos Estados-membros da CPLP até sexta-feira.