Mercados Financeiros

Banco Sol e Inovadora Capital viabilizam operação de 5 milhões USD para a Etu Energias

A operação foi anunciada esta terça-feira, 09, pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), que destaca a sua relevância para o aprofundamento e maturidade do mercado de capitais angolano. A operação foi intermediada pela Inovadora Capital – Sociedade Distribuidora de Valores Mobiliários, S.A., responsável pela estruturação e colocação da oferta.

O Banco Sol e a Inovadora Capital participaram numa operação de subscrição de papel comercial emitido pela Etu Energias que permitiu mobilizar cinco milhões de dólares norte-americanos para a petrolífera nacional. A operação, anunciada pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), evidencia o papel crescente das instituições financeiras angolanas na criação de soluções de financiamento para os sectores estratégicos da economia.

Neste processo, o Banco Sol participou na qualidade de investidor, reforçando o seu posicionamento como parceiro do desenvolvimento empresarial e económico do País. Já a Inovadora Capital assumiu o papel de agente de intermediação, assegurando a estruturação e materialização da operação no mercado de capitais.

A concretização desta operação representa um sinal de confiança na capacidade das empresas angolanas e na utilização dos instrumentos financeiros disponíveis no mercado nacional para responder às necessidades de financiamento das grandes empresas do sector energético.

De acordo com analistas do mercado financeiro angolano, a participação do Banco Sol nesta operação reafirma o compromisso da instituição em apoiar o desenvolvimento do sector empresarial, contribuindo para que as empresas nacionais alcancem os seus objectivos de crescimento, expansão e consolidação das suas actividades.

A iniciativa traduz igualmente a vontade do Banco Sol em continuar a desempenhar um papel relevante no financiamento da economia real, privilegiando soluções que promovam a criação de valor, o fortalecimento das cadeias produtivas e a dinamização dos sectores estratégicos do País.

Um quadro sénior do sector petrolífero ligado a uma das principais empresas da indústria considera que “operações desta natureza constituem importantes indicadores da maturidade do mercado de capitais angolano”, ao mesmo tempo que demonstram a crescente articulação entre a banca comercial e as sociedades de intermediação financeira na criação de mecanismos alternativos de financiamento para as empresas.

A operação surge igualmente como um exemplo concreto do potencial da banca nacional para apoiar projectos de elevada relevância económica, reduzindo a dependência de fontes externas de financiamento e promovendo uma maior participação dos agentes financeiros locais no desenvolvimento dos sectores estratégicos da economia angolana.

Com esta iniciativa, Banco Sol, Inovadora Capital e Etu Energias reforçam o seu contributo para o fortalecimento do mercado financeiro nacional e para a construção de um ambiente de negócios mais dinâmico, sustentável e capaz de responder aos desafios do crescimento económico do País.

Relacionadas

Angola prepara lei para regular biocombustíveis e aproximar petróleo da

Na primeira edição da Angola Extractive Investment Summit, realizada na

Vozinha faz história: cabo-verdiano eleito guarda-redes do “onze ideal” do

Josimar Dias, o guardião de 40 anos que estava sem

Domingos Simões Pereira chega a Lisboa mas promete voltar à

Opositor guineense foi libertado por razões humanitárias depois de mais