“Pensar Global” arranca a 15 de Junho com o ex-secretário-geral adjunto da ONU e antigo alto representante da União Africana, uma das vozes mais influentes do pensamento africano contemporâneo. A moderação ficará a cargo dos professores José Octávio Serra Van-Dúnem, coordenador do CEJES, e Alves da Rocha, director do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.
Luanda recebe a 15 de Junho a primeira edição do “Pensar Global”, uma nova plataforma de reflexão estratégica sobre África e o mundo, que estreia com Carlos Lopes como orador convidado. Guineense, professor na Mandela School of Public Governance da Universidade de Cape Town e ex-secretário-geral adjunto das Nações Unidas, Carlos Lopes é uma das figuras mais influentes do pensamento africano contemporâneo — conhecido por defender soluções africanas para problemas africanos, em vez de modelos de desenvolvimento importados do exterior.
O percurso de Carlos Lopes combina uma carreira académica sólida com décadas de experiência institucional ao mais alto nível. Foi secretário-geral adjunto da ONU e alto representante da União Africana, tendo estado no centro de debates sobre desenvolvimento, industrialização e transformação estrutural do continente. É autor de referência em economia do desenvolvimento e política africana, e uma presença regular nos foros internacionais onde se discute o futuro de África.
O debate que abrirá o “Pensar Global” tem como tema “África e o Mundo — Repensar o Presente e Redefinir o Futuro”, e promete uma reflexão “profunda, estratégica e provocadora” sobre soberania económica, relações internacionais e oportunidades de transformação do continente. A moderação ficará a cargo dos professores José Octávio Serra Van-Dúnem, coordenador do CEJES, e Alves da Rocha, director do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.
A iniciativa é da Edicenter-Publicações, do Grupo Executive, em parceria com o CEJES da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto e a AIPEX — Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola. O “Pensar Global” pretende ser uma plataforma de convergência entre entidades públicas, empresariado, academia e comunicação social, orientada para a produção de conhecimento e pensamento estratégico sobre África. O evento realiza-se numa unidade hoteleira da capital angolana.