Mercados Financeiros

IPG desacelera para 9,89% em Fevereiro, mas regista aceleração mensal

O Índice de Preços Grossistas (IPG) desacelerou 0,87 pontos percentuais para 9,89% em Fevereiro, o que reflecte a moderação nos preços, sobretudo dos produtos nacionais e importados.

A desaceleração foi influenciada pela queda no ritmo de crescimento dos Produtos Nacionais, que recuaram 1,91 p.p. para 13,79%, e dos Produtos Importados, que diminuíram 0,47 p.p. para 8,32%.

No entanto, em termos mensais, o indicador apresentou um comportamento inverso, com o IPG a acelerar de 0,38% para 0,76%, sinalizando uma pressão de curto prazo nos preços grossistas.

Entre os produtos que mais contribuíram para os aumentos mensais destacam-se o abacate (4,08%), o gado bovino (3,38%), os pneus de viaturas ligeiras (18,67%) e as canetas esferográficas (16,87%).

A evolução do IPG reflecte, assim, um cenário misto, com alívio na variação anual dos preços, mas pressões pontuais no curto prazo, sobretudo em alguns bens específicos.

Relacionadas

ABC da Alta Finança: Banco de Compensações Internacionais: o “banco

O Banco de Compensações Internacionais (BIS), sediado em Basileia, é

BAI reforça aposta no financiamento do turismo

O BAI – Banco Angolano de Investimentos reafirmou o seu

Alan Greenspan, o “maestro” da Reserva Federal, morre aos 100

Alan Greenspan, uma das figuras mais influentes da política monetária