Angola e Namíbia analisaram o processo de interligação eléctrica entre os dois países, incluindo o futuro acordo de compra e venda de energia, no quadro do reforço da cooperação bilateral no sector energético.
O tema esteve em destaque durante a audiência realizada na segunda-feira, 9 de Março, em Luanda, entre o Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e o Ministro das Indústrias, Minas e Energia da Namíbia, Modestus Tshitumbe Amutse.
O projecto de interligação prevê a ligação dos sistemas eléctricos de Angola e da Namíbia, constituindo um passo considerado importante para reforçar a integração energética regional e aumentar a segurança do abastecimento de energia.
Durante o encontro, as delegações analisaram igualmente o estado de implementação de outros projectos de cooperação energética, com destaque para o Projecto Hidroeléctrico Binacional de Baynes, iniciativa estruturante que visa aproveitar o potencial hídrico do rio Cunene.
A reunião contou também com a participação do Secretário de Estado para a Energia, Arlindo Carlos, e serviu ainda para a apresentação formal do governante namibiano ao ministro angolano, após a sua recente nomeação ao cargo.
O encontro decorreu num ambiente de cordialidade, com ambas as partes a reafirmarem o compromisso de aprofundar a cooperação bilateral no sector energético, com impacto no desenvolvimento económico e no bem-estar das populações dos dois países.