Empresas

Samsung fecha 2025 com aumento de 31,2% nos lucros impulsionado pela Inteligência Artificial

A Samsung Electronics encerrou o exercício de 2025 com um lucro líquido de 45,2 biliões de wons (cerca de 27,1 mil milhões de dólares), o que representa um crescimento de 31,2% face ao ano anterior, impulsionado pela forte procura de semicondutores para aplicações de Inteligência Artificial (IA).

De acordo com os resultados divulgados esta quinta-feira, 29, a tecnológica sul-coreana registou um lucro operacional de 43,6 biliões de wons (27,9 mil milhões de dólares), traduzindo um aumento anual de 33,2%. As vendas totais cresceram 10,9%, para 333,6 biliões de wons (213,4 mil milhões de dólares).

Apesar do desempenho positivo, o lucro operacional anual da Samsung ficou abaixo do da sua principal concorrente no sector dos semicondutores, a SK Hynix, que alcançou 47,2 triliões de wons (30,1 mil milhões de dólares), superando pela primeira vez a Samsung Electronics neste indicador.

No quarto trimestre de 2025, a empresa alcançou um lucro operacional recorde de 20,1 biliões de wons (13,5 mil milhões de dólares), triplicando os 6,49 biliões de wons (4,1 mil milhões de dólares) registados no período homólogo de 2024. Este resultado foi sustentado pelo aumento significativo da procura de ‘chips’ destinados a soluções de IA.

As vendas trimestrais atingiram igualmente um máximo histórico, fixando-se em 93,83 biliões de wons (60,2 mil milhões de dólares), mais 23,9% do que no mesmo trimestre do ano anterior. O lucro líquido do período foi de cerca de 19,6 biliões de wons (12,6 mil milhões de dólares), mais do dobro dos 7,75 biliões de wons (5,0 mil milhões de dólares) registados no quarto trimestre de 2024.

O desempenho ficou ligeiramente acima das previsões dos analistas e foi atribuído, sobretudo, à divisão de Soluções para Dispositivos (DS), onde o negócio de memórias atingiu máximos históricos, apoiado na venda de produtos de alto valor acrescentado, como memórias HBM de alta velocidade, DDR5 e unidades de estado sólido (SSD) empresariais.

Em comunicado, a Samsung adiantou que espera que, no primeiro trimestre de 2026, o actual ‘boom’ da Inteligência Artificial continue a criar condições favoráveis no mercado global, sublinhando que o negócio de ‘chips’ de memória irá manter a aposta em produtos de elevado valor destinados a aplicações de IA.

Relacionadas

Angola lança Guia de Investimento no Turismo para atrair novos

O Guia de Investimento no Turismo foi lançado oficialmente na

TAAG abre vendas para nova rota Luanda–Abidjan

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola anunciou a abertura

Ministro destaca papel da banca no financiamento do sector de

O Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo,