Mercado & Finanças

Angola participa na Reunião Ministerial da Parceria Estratégica Rússia-África no Cairo

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, encontra-se no Cairo, República Árabe do Egipto, para participar na 2.ª Reunião Ministerial da Parceria Estratégica Rússia–África, que decorre de hoje até sábado, na capital egípcia.

À chegada ao Aeroporto Internacional do Cairo, o chefe da diplomacia angolana foi recebido pelo director-adjunto do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Egipto para o Protocolo, Walid Shams, acompanhado pelo embaixador de Angola acreditado naquele país, Maquento Sebastião Lopes.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MIREX), a 2.ª Reunião Ministerial da Parceria Rússia–África constitui um encontro de alto nível que reúne ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores, bem como outros altos representantes africanos e russos, no quadro do Fórum de Parceria Rússia–África.

O evento tem como principal objectivo o reforço do diálogo político, diplomático e económico entre a Federação Russa e os países africanos, promovendo uma cooperação mais estreita e mutuamente vantajosa.

Entre os objectivos centrais do encontro destaca-se o acompanhamento e a dinamização da execução do Plano de Acção2023–2026 do Fórum da Parceria Rússia–África, aprovado após a primeira edição da reunião ministerial.

A agenda da reunião prevê ainda um enfoque especial no desenvolvimento da cooperação nos domínios do comércio, investimento e economia, incluindo a identificação de oportunidades para o aprofundamento das relações bilaterais e multilaterais entre a Rússia e o continente africano.

Estão previstas as participações de representantes de mais de 50 países africanos ao nível ministerial, bem como de organizações regionais africanas, o que reforça a importância estratégica do encontro no actual contexto geopolítico internacional.

Relacionadas

Suspeitos de corrupção na Segurança Social moçambicana desviaram cerca de

O Ministério Público de Moçambique anunciou que os detidos por

Governo cria linha de financiamento de 30 milhões de dólares

O Governo lançou uma linha de financiamento de cerca de

Wilson Donge lança livro sobre o IVA e destaca desafios

O especialista em Direito Fiscal Wilson Donge lançou, recentemente, a