Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Feiras são bolsas de oportunidades

Luanda /
26 Jul 2022 / 12:12 H.
Henrique Kaniaki

Encerrou, recentemente, a 37ª Feira Internacional de Luanda (FILDA), conhecida como a maior bolsa de negócios do País.

A FILDA representa uma janela de oportunidades para ampliar a cooperação empresarial, as transacções comerciais e as trocas de experiências entre pequenos e grandes empresários nacionais e estrangeiros.

Segundo a organização do evento a edição deste ano registou uma evolução de 40% em termos de participação. Desde a primeira edição, em 1983, a FILDA é encarada por expositores como uma montra das capacidades e potencialidades de Angola, para estimular o aumento da produção nacional e o lançamento de novas pontes económicas.

A FILDA foi, até ao ano de 2016, organizada por diferentes entidades gestoras, tendo, desde a trigésima terceira edição, intervenção do Ministério da Economia e Planeamento como promotor do evento.

As feiras internacionais desempenham um papel importante na economia, pois permitem estimular a competitividade e promover a cultura de exportação, que é extremamente importante para ampliar as fronteiras de qualquer negócio. Além de proporcionar aumento de negócios, as feiras também podem ser canais de atracção de turistas e tornam-se marcas mundiais. Por exemplo, a China tem das maiores feiras internacionais do mundo, a Feira de Canton ou “Canton Fair” com um volume de mais 27 mil milhões USD e quase 25 mil expositores, é considerada a maior feira multissetorial do planeta e recebe todos anos as maiores marcas e pessoas de todo mundo, que contribui para o comércio daquele país e na atracção de turista.

A China tem também a maior feira de inovação e máquinas agrícolas do mundo, seguido do Brasil com a realização da Agrishow. Na Europa existe a maior feira de turismo do mundo, a Feira Internacional de Turismo de Berlim (ITB). Itália, com a realização da Micam Milano, se destaca como o País que realiza a maior feira de calçado do mundo. No continente africano, a África do Sul se destaca por organizar a maior feira do turismo com o Africa ‘s Travel Indaba e a SAITEX, uma feira multissectorial. Portanto, as feiras internacionais realizadas no País, como as mais conhecidas, FILDA e FIB, devem ser encaradas como um dos impulsionadores das relações económicas bilaterais, regionais e multilaterais, com o objectivo de dinamizar o sector empresarial produtivo, em especial as Micro, Pequenas e Médias empresas. Por outro lado, há necessidade de o Executivo continuar a trabalhar no sentido de melhorar o ambiente de negócio do País. Só assim, é que as empresas se sentirão atraídas a investir no País e os empresários nacionais terão condições de investir.