Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Canoas milionárias “para que te quero”

01 Set 2020 / 09:28 H.
Agostinho Rodrigues

Enquadrada na estratégia de combate à fome e à pobreza, a administração municipal de Viana procedeu a entrega a uma cooperativa de Calumbo de 16 canoas.

A iniciativa por si só é louvável, mas peca pela ausência de motores e pelo preço milionário, no total 12 milhões de Kz, um valor sancionado não só pela comunidade de Calumbo, pelos pescadores, mas sobretudo pela sociedade de um modo geral.

Trata-se de uma denúncia pública cuja alegada culpa não pode morrer solteira, embora a administração de Viana ter já esclarecido que “os 12 milhões não foram só aplicados na compra das canoas”, mas envolveu a compra de kits, de um motor para uma das embarcações e também o pagamento de transporte de todo o material adquirido, incluindo o imposto sobre o valor acrescentado (IVA).

O processo de aquisição foi ou não transparente? Esta, é sem dúvidas, uma pergunta que não quer se calar.

Pelo sim pelo não, a Inspecção-Geral da Administração do Estado (IGAE) é chamada a intervir para aferir a pureza e justeza do negócio feito com verbas do Estado.

Até que ponto a denúncia pública é realista nos números que avança, perto menos de 7 milhões de Kz, montante que alegadamente teria custado a fabricação das 16 canoas - 100 mil Kz cada.

A ser verdade, estar-se-ia diante de uma fraude, de uma sobrefacturação grosseira cujos eventuais implicados devem ser exemplarmente responsabilizados civil e criminalmente.

Desaconselhando-se o dito pelo não dito, para salvaguarda da transparência e o interesse do Estado, quem de direito, o governo deve instaurar processo de inquérito para a verdade material, pois se a moda pega!..

12 milhões de Kz é “muita parra e pouca uva, para canoas que pouco valem para o combate à fome e à pobreza, sobretudo sem motores, principal ferramenta para o sucesso da pesca e geração de renda para as famílias., que precisariam de outras condições para secagem e defumação do pescado, para além de transporte para o escoamento do produto e outros.