Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Unitel prepara infra-estrutura para lançar 5g

Com este serviço, a operadora quer usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem à internet móvel ao mesmo tempo.

Luanda /
13 Out 2021 / 08:46 H.

A operadora de telefonia móvel Unitel, está a preparar, desde Setembro, deste ano, a sua infra-estrutura para o lançamento do serviço 5G e melhoria da oferta de outros já no mercado, divulgou a Angop.

A tecnologia 5G traduz-se numa rede de internet móvel com maior velocidade, de 10 gigabytes por segundo, com latência (atraso) de 10 (milissegundos), para downloads e uploads, dando uma cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.

Com este serviço, a operadora quer usar o melhor espectro de rádio e permitir que mais aparelhos acessem à internet móvel ao mesmo tempo, sendo que numa primeira fase estará mais disponível nos centros urbanos.

Para atender à crescente procura pelos serviços, alinhada com a estratégia de melhoria contínua de acesso ao sinal e progressiva qualidade dos serviços prestados ao cliente, a operadora está a realizar um conjunto de acções em Luanda, Benguela e Cuanza Sul.

De acordo com a operadora, este trabalho, em particular para Luanda, poderá afectar temporariamente a operacionalidade de serviços de voz e de dados nas zonas de Viana, Kilamba Kiaxi e Talatona.