Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Toyota vai instalar linha de montagem em Angola

A garantia foi dada pelo vice-presidente da multinacional japonesa numa audiência com Presidente angolano, na cidade de Tóquio.

Japão /
30 Ago 2019 / 16:47 H.

A fabricante japonesa vai instalar uma linha de montagem da marca em Angola, disse hoje, em Tóquio, o vice-presidente do Grupo Toyota Tsusho Corporation, após ser recebido pelo Presidente João Lourenço.

Hideki Yanase admitiu que o investimento inicial não é avultado e pode rondar entre 100 milhões USD e 200 milhões USD, garantindo que “nosso foco é trabalhar com Angola e para Angola, e dessa forma ganharmos cada vez mais confiança no mercado interno”.

O gestor disse, igualmente, que numa primeira fase serão necessários a aquisição de terrenos, para a fábrica de montagem, e de espaços para escritórios.

Num primeiro momento, a Toyota pretende criar uma linha de montagem para viaturas e, num segundo momento, a construção de uma fábrica de peças sobressalentes para o mercado interno.

Segundo Hideki Yanase, houve também a oportunidade para analisar com presidente angolano o projecto do Porto do Namibe, onde estão engajados a trabalhar para que no primeiro trimestre do próximo ano, caso tudo corra bem, se começa com a fase de construção.

“Aproveitamos analisar novas possibilidades para investimentos em novas áreas em Angola”, revelou Hideki Yanase.