Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Tesla aumentou entregas de veículos eléctricos em 2021 e apresenta lucros recorde

A Tesla fechou o quarto trimestre e o ano de 2021 com lucros recorde, apoiada no aumento das entregas de veículos eléctricos, apesar da escassez mundial de semicondutores que desacelerou toda a indústria, revelam os resultados divulgados na quarta-feira.

Luanda /
27 Jan 2022 / 10:29 H.

Em 2021, a empresa de Austin, no Estado norte-americano do Texas, facturou 5,5 mil milhões USD, um aumento face ao ano de 2020, onde também registou um máximo de lucro líquido de 3,47 mil milhões USD.

Este foi o terceiro ano consecutivo com lucros para a fabricante de veículos eléctricos e painéis solares.

“Não deve haver mais dúvidas sobre a viabilidade e rentabilidade dos veículos eléctricos”, salientou a empresa, em carta enviada aos accionistas.

A empresa facturou 2,54 USD por acção, superando as expectativas de Wall Street, de 2,36 USD por acção.

As receitas do quarto trimestre foram de 17,72 mil milhões USD, também cima das estimativas dos analistas, de 17,13 mil milhões USD, segundo dados da FactSet.

A Tesla entregou um recorde de 936.000 veículos no ano passado, quase o dobro de 2020.

As vendas de veículos no quarto trimestre atingiram as 308.600 unidades, também um novo máximo na empresa.

Nos dados divulgados, a Tesla referiu que o CEO Elon Musk recebeu 245 milhões USD no quarto trimestre, porque atingiu alguns objectivos operacionais no seu plano de remuneração.

A Tesla começou a construir o veículo utilitário desportivo, o Modelo Y, no final do ano passado na sua nova fábrica perto de Austin e, após a certificação final, planeia começar a entrega aos clientes.