Portal do Investidor movimentou 4,6 mil milhões Kz em 2018

Cinco bancos concentraram 87% do volume de captações via portal. Regularização dos atrasados impulsionou liquidez dos agentes económicos.

Angola /
14 Jan 2019 / 11:12 H.

Os Títulos do Tesouro negociados via Portal do Investidor (PINV) movimentaram cerca de 4,67 mil milhões Kz até Dezembro de 2018, segundo o Relatório de Acompanhamento do PINV disponível no site da Unidade de Gestão de Dívida Pública (UGD).

Desde a entrada em funcionamento do Portal, em Junho do ano passado, Dezembro foi o período em que se verificou o maior volume de captações, com um montante de 1,18 mil milhões Kz, o equivalente a 3,8 milhões USD. Neste período, as emissões registaram um aumento de 63% face ao mês anterior (Novembro).

De acordo com o documento, este aumento deveu-se, em grande medida, à subida dos níveis de liquidez dos agentes económicos, influenciada “primordialmente” pelos pagamentos adicionais referentes ao subsídio de Natal e a regularização de atrasados por parte do Estado.

Investimento por bancos

No capítulo dos investimentos dos Títulos do Tesouro por via do PINV, desde o seu lançamento, os cinco dos 14 bancos membros Bodiva que mais contribuíram para o volume de captações foram BAI, BFA, BIC, Banco Sol e o BMA com representações a rondarem os 30,5%, 22,7%, 17,1%, 9% e 7,7%, respectivamente.

Estas instituições tiveram, juntas, em 2018, uma quota de mercado de aproximadamente 87%.

Do total investido até Dezembro, cerca de 53%, isto é, 2,4 mil milhões Kz tiveram como destino os bilhetes do Tesouro (BT). O restante diz respeito a títulos de longa duração.

Temas