Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Indústria têxtil com capacidade instalada de 10 milhões de metros por ano

Além da produção de tecidos, as unidades fabris têm as confecções no cerne da segunda fase do processo de relançamento da indústria têxtil pelo Governo.

Luanda /
20 Mai 2022 / 10:27 H.

As três unidades fabris angolanas do sector têxtil contam com uma capacidade instalada para a produção de mais de 10 milhões de metros de tecido e 18 milhões de peças por ano, segundo a chefe de Departamento das Políticas Industriais do Ministério da Indústria e Comércio, Antónia Torres.

Em declarações à imprensa, à margem do 3º Fórum da Indústria Têxtil e Confecções de Angola, Antónia Torres realçou que, além da produção de tecidos, as unidades fabris têm as confecções no cerne da segunda fase do processo de relançamento da indústria têxtil lançado pelo Governo, embora, em operações mais direccionadas para produção de uniformes.

No caso específico da África Têxtil, implantada em Benguela, Antónia Torres avançou que vai produzir toalhas de mesa e lençóis, a Textang II, de Luanda, fica virada para a produção de uniformes, enquanto a Satex, do Dondo, para calças e camisolas (t-shirts).

“As três vão juntar-se às outras fábricas antigas de confecções, o que resultará numa produção de 18 milhões de peças por ano”, frisou Antónia Torres, considerando que a operação da indústrias têxtil já conseguiu diminuir o sufoco no sector de confecções, porque foi também implementado uns incentivos aduaneiros para os importadores de matéria subsidiária.

A chefe de Departamento das Políticas Industriais anunciou a probabilidade da abertura de mais unidades fabris à luz de iniciativas institucionais de fomento do investimento privado no sector.

“Estamos de portas abertas, caso haja um empresário que pretenda investir na indústria têxtil ou aumentar a linha de confecções: o Governo está disponível a dar o apoio institucional necessário, desde o financiamento e a outros factores necessários ao longo da implementação do projecto”, disse.