Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Governo português divulga hoje pacote de apoios as empresas

A criação de uma nova linha de crédito, ajudar as empresas a lidar com o aumento dos preços, é um dos temas em cima da mesa

Luanda /
15 Set 2022 / 10:19 H.

O Governo português reúne-se esta quinta-feira em Conselho de Ministros para aprovar um conjunto de medidas de apoio as empresas, anunciou o primeiro-ministro, António Costa.

De acordo com oJornal de Negócios, o Executivo vai criar umanova linha de crédito destinada a apoiar a tesouraria das empresas, num contexto de subida generalizada dos preços.

O montante desta linha de crédito ainda não está definido, mas será operacionalizada pelo Banco Português de Fomento através de protocolos com a banca.

Segundo o mesmo jornal, esta linha terá como objectivoajudar as empresas a lidar com o aumento dos preços da energia e de outros custos de produção.

Quanto ao gás, a taxa que cobre diferença no aumento de custos para indústrias intensivas deverá subir para 40%, ainda de acordo com o Negócios.

O Governo anunciou, na semana passada, um pacote de medidas de apoio aos rendimentos das famílias tendo em vista a mitigação dos efeitos da inflação e do aumento dos custos energéticos, que ascende a 2,4 mil milhões de euros.