Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Catoca tem receitas acima dos 100 milhões USD

Apesar dos resultados não atingirem a meta prevista, é positiva a expectativa estar aquém do potencial, na ordem de 40% da produção. Até a data a Sociedade já produziu 5,6 milhões de quilates de diamantes.

Luanda /
06 Jun 2022 / 12:37 H.

O presidente do Conselho de Gerência da Sociedade Mineira de Catoca, Benedito Paulo Manuel, informou, em Saurimo, província da Lunda-Sul, que a receita fiscal da empresa, encaminhada aos cofres do Estado, superou 100 milhões USD.

Na esteira das comemorações do 27° aniversário da Sociedade Mineira de Catoca, Benedito Paulo Manuel realçou que os valores estão relacionados com os impostos Industrial e sobre o Rendimento do Trabalho (IRT) e outros emolumentos. "Apesar da mina ter atravessado um período difícil, a direcção cumpriu com 100% da conta das receitas fiscais, incluindo as contas com os fornecedores”, indicou.

Quanto à produção de diamantes, Benedito Paulo Manuel esclareceu que a Mina de Catoca, que dá origem à Sociedade, previu, nos períodos 2020-2021, a produção de 6,5 milhões de quilates, resultado não concretizado por força do surgimento da pandemia da COVID-19.

Em 2021, a empresa registou um lucro líquido acima dos 200 milhões USD, quando, entre 2015 e 2018 o rendimento cumulativo ficou em 114 milhões. "A produção ficou muito abaixo deste valor, porque o potencial permitia que a quantidade fosse além do previsto”, frisou.

O responsável realçou que apesar dos resultados não atingirem a meta prevista, é positiva a expectativa estar aquém do potencial, na ordem de 40% da produção. Até a data a Sociedade já produziu 5,6 milhões de quilates de diamantes.