Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

BDA alerta para tentativas de fraudes

A condição para a facilidade no acesso ao crédito é o pagamento de 30% do valor do crédito aos intermediários

Angola /
27 Jan 2022 / 18:18 H.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) alertou aos empresários para a existência de tentativas de fraudes visando os promotores e potenciais clientes, sob pretexto de lhes serem dadas facilidades no processo de concessão de crédito, soube o Mercado através de uma nota de imprensa.

De acordo com o banco, a condição para a facilidade no acesso ao crédito é o pagamento de 30% do valor do crédito aos intermediários “figura que não existe no processo de crédito no BDA”.

O banco recomendou aos promotores a não incorrerem nestas práticas e reforçou que o processo de crédito é claro e transparente, pois o mesmo começa com uma apresentação formal do pedido de financiamento nas agências, seguindo-se da análise por várias Direcções e Gabinetes do Banco.

“Depois de validadas as condições precedentes inerentes ao referido processo, o mesmo é apreciado em sede de comité de crédito que decide ou não sobre o financiamento da operação com base em critérios e nas práticas de compliance”, esclareceu o banco.

Reforçou que tem à disposição da classe empresarial um canal de denúncias, por via do correio electrónico: denuncias@bda.ao, da página web www.bda.ao e pelo terminal 925 475 767, para os quais poderão ser apresentadas quaisquer denúncias de práticas suspeitas e contrárias ao funcionamento do banco.

O BDA reafirma o compromisso com o financiamento à economia e, por esta via, contribuir para acelerar o desenvolvimento equilibrado e sustentável de Angola, proporcionando a criação de emprego e renda, a modernização das estruturas económicas e sociais e o aumento da competitividade do País.