Abrir salas de cinema em Angola é “rentável”

Cinemax conta com seis cinemas em quatro províncias, que totalizam 37 salas e mais de cinco mil lugares num espaço de seis anos.

Angola /
15 Mar 2019 / 17:55 H.

O Cinemax vendeu mais de 180 mil bilhetes no ano passado apenas para os três filmes da Marvel mais vistos, que terão resultado numa facturação de mais de 270 milhões Kz, calculou o Mercado, considerando o valor de 1500 Kz por bilhete.

Este ano, a Marvel lançou mais um filme, Captain Marvel, que estreou no passado dia 8 de Março. De acordo com o director executivo do Cinemax, Michel Ferreira, até ao dia de estreia, Captain Marcel já contava com mais 1000 bilhetes pré-vendidos. Ou seja, antes mesmo de estrear, o filme já proporcionou um encaixe de 1,5 milhões Kz. Captain Marvel é considerado o novo diamante do Universo Marvel e que vem fazer a ponte entre a história do filme Vingadores – Guerra do Infinito, exibido em 2018, e o filme Vingadores – Endgame, cuja estreia está prevista para o mês de Abril do ano em curso. Captain Marvel é retratada no filme como a primeira grande heroína da Marvel, o que motivou o seu lançamento em simultâneo em todo o mundo no dia 8 de Março, consagrado à mulher. No Cinemax, o filme está a ser exibido nos formatos 3D e 4DX, este último faz com que a experiência de ver o filme seja mais envolvente, fazendo o espectador sentir o que a personagem está a sentir (vento, chuva, movimentos).

Michel Ferreira assegura que Angola é um bom mercado para o cinema. Embora não seja política da empresa falar sobre facturação e lucro da actividade, o gestor justifica com os investimentos que a empresa tem vindo a realizar desde 2014 para a abertura de novas salas de cinema e para desenvolver acções que visam resgatar a cultura de cinema.

Diz que os resultados são visíveis com os seis cinemas equipados com as mais modernas tecnologias em quatro provinciais, que totalizam 37 salas e mais de 5 mil lugares num espaço de seis anos. Michel Ferreira garante o a empresa continua a trabalhar para abrir mais salas de cinema, sendo que, dentro em breve, estão previstas mais salas em Luanda.

Dentro dos cinco filmes mais vistos, três foram filmes da Marvel, nomeadamente Pantera Negra, Vingadores e Venom. Entre os três, Pantera Negra foi o mais visto, tendo vendido 80 mil bilhetes, a seguir está os Vingadores com 60 mil bilhetes e Venom com 40 mil bilhetes.

De salientar que além da venda de bilhetes, o Cinemax também factura com a exibição de anúncios publicitários no início de cada sessão de cinema, bem como aluga algumas salas para espectáculos e o bar da sala VIP para festa infantis de aniversário.