Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Toyota para produção em cinco fábricas no Japão

A interrupção vai implicar um corte na produção de cerca de 36.000 unidades.

Japão /
03 Abr 2020 / 14:24 H.

A japonesa Toyota Motor anunciou hoje que vai parar a produção de cinco das suas fábricas no Japão para adaptar-se à queda da procura devido à pandemia da covid-19, como já fizeram outros fabricantes japoneses e internacionais.

A paralisação temporária vai afectar sete linhas de produção de cinco de suas fábricas no Japão, todas direcionadas para o mercado externo, sendo que se estenderá, em princípio, até 15 de Abril, revelou o construtor automóvel japonês em comunicado.

A interrupção, que também abrange as instalações da Toyota em Aichi (no centro do Japão), onde o gigante japonês tem a sua base de operações, vai implicar um corte na produção de cerca de 36.000 unidades.

A decisão tomada pelo maior fabricante automóvel japonês está alinhada com a decisão tomada pelos seus concorrentes Nissan, Mitsubishi, Honda e Suzuki, que interromperam parcial ou totalmente sua produção nacional.

Além disso, os principais fabricantes japoneses pararam a produção em diversas unidades fabris na América do Norte, Europa, Sudeste Asiático e na América Latina.

A indústria automóvel está a responder assim ao colapso da procura global, por causa da pandemia da covid-19, que também causou problemas na cadeia de abastecimento e impediu os trabalhadores de se mudarem para outras fábricas, em muitos casos.