Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Novo Banco e Governo enviam relatório para PGR

A auditoria externa ao BES e ao Novo Banco revelou esta terça-feira perdas líquidas de cerca de 4 milhões de euros no Novo Banco. O Relatório já foi enviado às autoridades competentes.

01 Set 2020 / 11:34 H.

Segundo o Ministério das Finanças, citado pelo site Observador, “o relatório descreve um conjunto de insuficiências e deficiências graves de controlo interno no período de actividade até 2014 do Banco Espírito Santo no processo de concessão e acompanhamento do crédito, bem como relativamente ao investimento noutros activos financeiros e imobiliários.

O relatório, elaborado pela empresa de auditoria Deloitte e entregue hoje ao Governo, analisou actos de gestão no Banco Espírito Santo e no Novo Banco, desde 01 de Janeiro de 2000 até 31 de Dezembro de 2018, e incidiu sobre “283 operações que integram o objecto da auditoria, abrangendo quer o período de actividade do Banco Espírito Santo, quer o período de actividade do Novo Banco”.

Devido à grande abrangência temporal, “que incide sobre um período muito alargado da actividade do Banco Espírito Santo até 2014 relativamente ao qual estão em curso processos criminais, e à necessidade de salvaguarda dos interesses financeiros do Estado, o relatório será remetido pelo Governo à Procuradoria-Geral da República considerando as competências constitucionais e legais do Ministério Público”, indicou o Governo português.

O Ministério das Finanças indicou ainda ter remetido o relatório à Assembleia da República, bem como ao Banco Central Europeu, ao Banco de Portugal, ao Fundo de Resolução, à Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.