Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Mercado segurador mais do que duplicou em 2019

O ramo Doenças contribuiu com 77,1 mil milhões kz correspondente a 42% do total de prémios de 2019, seguido do Automóvel que arrecadou 23,1 mil milhões Kz.

08 Jul 2020 / 17:26 H.

O mercado segurador nacional cresceu 34% em 2019, contra 15% no ano anterior, tendo arrecadado um volume de prémios equivalente a 182,4 mil milhões Kz, segundo dados divulgados recentemente pela ASAN - Associação de Seguradoras de Angola.

O ramo Doenças contribuiu com 77,1 mil milhões kz correspondente a 42% do total de prémios de 2019, seguido do Automóvel que arrecadou 23,1 mil milhões Kz, o que corresponde a 13% do total de prémios brutos emitidos. O ramo Acidentes de Trabalho, com 12%, obteve prémios avaliados em 21, mil milhões Kz.

A Petroquímica teve prémios orçados em 18,9 mil milhões Kz, somando 10% do total. Outros Danos em Coisa, com 8%, arrecadaram 14,9 mil milhões Kz. O ramo Incêndios e Elementos da Natureza (5%) obteve 8,7 mil milhões Kz de prémios, sendo que o ramo Transportes (4%), arrecadou 6,6 mil milhões Kz. Por sua vez, os ramos Vida e Responsabilidade Civil Geral (2%) contribuíram, respectivamente, com 4,4 mil milhões Kz e 3,6 mil milhões Kz.

Entretanto, o consultor de seguros, Júlio Matias, ao referir-se ao incremento notou que o facto é positivo e traduz, cada vez mais, a ideia de aumento da penetração dos seguros na economia e a sua importância na vida das pessoas e das empresas.

“Temos de entender que apesar da crise actual, os sectores da vida económica e social vão continuar a crescer, resultante do Plano de Desenvolvimento Nacional em curso no País e também do nível de acesso à informação que hoje é uma constante”, disse.

Em termos de perspectivas, face ao cenário vigente marcado pela COVID-19, Júlio Matias, considera que o mercado continuará a crescer a medida que, igualmente, existir aposta na qualidade dos serviços prestados pelas diversa companhias, bem como na oferta diferenciada de produtos.