Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

IOSCO prevê lançar semana mundial do investidor 2020

Para facilitar esta iniciativa global, a WIW 2020 atenderá as necessidades de cada jurisdição participante

01 Set 2020 / 12:48 H.

A Organização Internacional das Comissões de Valores (IOSCO) está a preparar-se para lançar a sua quarta edição anual da Semana Mundial do Investidor (WIW) de 5 a 11 de Outubro de 2020.

Segundo a IOSCO, citada pela CMC, decidiu prosseguir com a WIW durante estes tempos difíceis. Mais do que nunca, os investidores e consumidores financeiros em todo o mundo precisam de administrar as suas finanças e investimentos de forma eficiente e fortalecer a sua resiliência financeira diante da crescente incerteza económica.

Neste contexto, para facilitar esta iniciativa global, a WIW 2020 atenderá as necessidades de cada jurisdição participante.

Se assim desejarem, as jurisdições podem lançar as suas campanhas em formato totalmente digital. Dadas as questões logísticas e outros desafios específicos colocados pela pandemia, a WIW 2020 permitirá que as jurisdições escolham a semana de Outubro ou Novembro que funcione melhor para promover a educação financeira e dos investidores e disseminar as mensagens principais do evento.

A WIW é uma campanha global de uma semana promovida pela IOSCO para aumentar a conscientização sobre a importância da educação e protecção do investidor e destacar as diversas iniciativas dos reguladores de valores mobiliários nessas duas áreas críticas. A campanha também conta com o apoio de organismos internacionais como o G20. Os membros da IOSCO em seis continentes oferecerão uma gama de actividades, incluindo comunicações e serviços com foco no investidor, concursos para aumentar a conscientização sobre iniciativas de educação de investidores, workshops, conferências e campanhas educacionais locais / nacionais.

Muitos membros aproveitam o evento para organizar outras actividades de educação de investidores ao longo do ano.

Além dos temas principais da edição do ano passado - investimento online, ofertas iniciais de criptoativos e os conceitos básicos de investimento - a WIW 2020 também cobrirá questões de Ed-Tech, como aprendizagem digital e educação online, que demonstraram promover importantes oportunidades de aprendizagem remota durante o lockdown em várias jurisdições.

Em 2019, reguladores de valores mobiliários, bolsas de valores, organizações internacionais, associações de investidores e outras partes interessadas da IOSCO de 89 jurisdições participaram da campanha de uma semana. As principais mensagens deste evento alcançaram mais de 108 milhões de pessoas por meio da imprensa e de vários canais online e esperamos um alcance semelhante este ano.

O Presidente do Conselho da IOSCO e CEO da Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong, Ashley Alder,disse que esta quarta edição da Semana Mundial do Investidor, que será realizada enquanto todos os países continuam a responder à pandemia da COVID-19. Em nome do Conselho da IOSCO, gostaria de estender o meu agradecimento a todos os membros da IOSCO e suas partes interessadas que apoiaram esta iniciativa internacional para aumentar a conscientização sobre a educação e protecção do investidor, especialmente em tempos tão difíceis, acrescentou.