Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Grupo financeiro de Hong Kong prepara aquisição de banco com capital de Angola

O negócio surge na sequência da venda do BNI Europa a um outro grupo chinês - o KWG.

26 Nov 2019 / 11:49 H.

O Atl Europa é um banco com resultados positivos. Tem um activo de cerca de mil milhões de euros, depósitos de 700 milhões, crédito de 150 milhões, rácio de transformação de pouco mais de 30% e rácio de solvabilidade de perto de 20%

A Atlântico Financial Group (AFG), ligado ao investidor Carlos Silva, chegou a acordo para vender o BAE a um grupo financeiro de Hong Kong, segundo o Jornal Económico.

O grupo comprador, refere, está cotado em bolsa e presta serviços bancários, tem seguros de vida, imobiliário, gestão de títulos e gestão de activos.

A decisão de vender o BAE, adianta a mesma fonte, resulta das crescentes necessidades de capital, à luz das exigências de regulação para os chamados “bancos de nicho.”

Carlos Silva, banqueiro angolano ligado à AFG, decidiu sair do sector financeiro, na sequência da operação, e irá agora apostar na captação de investimentos para Angola, estando a procurar investidores em mercados com maior escala.

Silva foi fundador do Banco Atlântico Europa e chegou a presidir ao banco Millennium Atlântico, uma parceria entre o grupo Atlântico e os portugueses do Millennium Bcp para o mercado angolano.

Alcançado o acordo entre AFG e comprador, o pedido de autorização já deu entrada no Banco de Portugal e encaminhado para o Banco Central Europeu, estando a venda agora dependente das autorizações dos reguladores bancários de ambos os países.

O BAE é detido em 96,5% pela AFG e em 3,5% pela Nasoluma, segundo informação do regulador bancário português. O negócio surge na sequência da venda do BNI Europa a um outro grupo chinês-o KWG.

O Atlantico Europa é um banco com resultados positivos, conta com um activo de cerca de 1000 milhões euros, depósitos de 700 milhões euros, uma carteira de crédito avaliada em 150 milhões euros, um rácio de transformação de pouco mais de 30% e um rácio de solvabilidade perto dos 20%.