Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

FMI preocupado com nível elevado da dívida pública de Angola

Dívida pública de Angola está “muito elevada”, disse em Luanda, Mário Zamaroczy, chefe de uma missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), podendo atingir 90% do Produto Interno Bruto (PIB) até ao final do ano.

Angola /
01 Abr 2019 / 08:16 H.

O gestor que chefia a delegação do FMI que efectua uma visita a Angola iniciada dia 22 de Março passado para avaliar a execução do programa de assistência financeira, recordou que a dívida pública angolana excede actualmente 71% do PIB, com um valor estimado em 78,5 mil milhões de dólares.

O responsável, que prestava declarações no final de um encontro com a 5.ª comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, recordou que Angola e o FMI têm em curso um programa de financiamento avaliado em 3,7 mil milhões de dólares, aprovado pelo Conselho de Administração a 7 de Dezembro de 2018, daí a necessidade de uma avaliação periódica.

Neste momento, o Fundo está a proceder à primeira avaliação do cumprimento das metas que o governo angolano se comprometeu em alcançar, medidas e decisões tomadas com vista à sua aplicação prática, disse, citado pela agência noticiosa Angop.

Com base na informação preliminar que a delegação recebeu, o responsável do FMI é de opinião que o programa está a ser bem executado pelas autoridades e tudo indica que vão recomendar o desembolso da segunda parcela, visto que a primeira parcela de mil milhões de dólares já foi disponibilizada.