Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

Fazenda AMC colhe 80 toneladas de produtos

Oitenta toneladas de produtos diversos, com realce para leguminosos, verduras e bata-doce, serão colhidas, este mês, na fazenda AMC, localizada na comuna da Pedra de Feitiço, município do Soyo, província do Zaire.

Luanda /
04 Set 2020 / 12:49 H.

Situada na aldeia de Quiela, a 123 quilómetros da sede comunal da Pedra de Feitiço, a fazenda AMC existe há três anos e emprega 30 trabalhadores, maioritariamente jovens locais.

Em declarações esta sexta-feira, à ANGOP, o responsável deste projecto agrícola, Adriano Manuel Canelas, disse terem sido preparados e cultivados 30 hectares de terras, no âmbito da campanha agrícola 2019/2020.

Informou que a AMC está também a implementar, desde o princípio deste ano, em regime experimental, um projecto de cultivo de feijão manteiga e batata rena, numa área total de 20 hectares de terras.

No quadro da campanha agrícola 2020/2021, a fazenda AMC está a preparar 100 hectares de terras que, para além das culturas tradicionais, espera também produzir frutas, como manga, laranja, tangerina, limão e toranja.

A actividade agrícola na AMC é sustentada por maquinaria (tractores com respectivas alfaias) e dispõe de um sistema artificial de irrigação.

Como dificuldades, a fonte apontou o mau estado da estrada que liga a comuna da Pedra de Feitiço à sede municipal do Soyo.

Para o próximo ano, a fazenda AMC vai também dedicar-se na criação de gado bovino, caprino e suíno, bem como de aves e peixe (tilápia e bagres), atendendo as potencialidades hídricas da região.