Mercado de valores
Tempo - Tutiempo.net

EuroBic pode ser vendido hoje ao Abanca

Os accionistas dos dois bancos encontram-se em reunião a ultimar os detalhes da operação e já terão chegado a um entendimento sobre o preço final a pagar pelo Abanca, que quer reflectir na oferta o impacto da Covid-19 e da auditoria realizada pela EY Espanha ao EuroBic.

02 Jun 2020 / 18:10 H.

A venda do EuroBic ao Abanca deverá ficar fechada esta terça-feira, soube o Jornal Económico, junto de fontes próximas ao processo. No entanto, ainda não houve confirmação oficial por parte das duas instituições financeiras.

Sabe o JE que os accionistas dos dois bancos encontram-se em reunião a ultimar os detalhes da operação, nomeadamente o preço final a pagar pelo Abanca, que quer reflectir na oferta o impacto da Covid-19 e da auditoria realizada pela EY Espanha ao EuroBic, e já terão chegado a um entendimento.

Contactada, fonte oficial do Abanca não presta declarações. Não foi possível contactar fonte oficial do EuroBic.

Nestes últimos dias têm ocorrido negociações entre o Abanca e os accionistas angolanos do EuroBic sobre o valor líquido a pagar, porque o critério de valorização do EuroBic de hoje é igual ao de fevereiro mas terá de ser feito o ajustamento ao book value relativo ao impacto da Covid-19 e da auditoria, o que significa que a base de incidência do valor tem vindo a diminuir, apurou o JE.

Os accionistas angolanos do EuroBic — Isabel dos Santos e Fernando Teles — estarão a resistir à revisão em baixa do preço proposto pelo Abanca. No entanto, o negócio deverá fechar-se, até porque o Banco de Portugal terá dado indicações de que o acordo é essencial para o futuro do EuroBic.

O JE noticiou na edição impressa de semana passada que as duas instituições financeiras tinham acordado a data de 31 de Maio para decidirem o rumo do negócio, tal como ficou definido depois de a EY Espanha, mandatada pelo Abanca, ter concluído a due dilligence a dia 3 de Maio. Mas este prazo poderia ser estendido por acordo dos dois bancos.